História expandida em deslocamento: a experiência audiovisual em narrativa transmídia

  • investigador(es) responsável(eis)
  •  
  •  
  • A+A-

Vicente Gosciola
vgosciol@uol.com.br

O projecto “História em deslocamento: a experiência audiovisual em narrativa transmídia” é constituído de um estudo sobre os princípios e a estruturação da narrativa audiovisual em transmidiações e de um estudo da transmidiação do desdobramento narrativo do livro A invenção de Morel de Adolfo Bioy Casares. Todo o enfoque das atividades se dá sobre a criação de narrativas no âmbito específico da sua transmidialidade em que o deslocamento de seu espectador entre as mais diversas mídias bem como a sua participação -como debatedor ou mesmo autor de narrativas adicionais complementares- é o que efetivamente lhe permitirá conhecer o todo da história.

Produzir uma reflexão teórica acerca da conceituação e das características do processo de transmidiação assim como de seu planejamento e modos de execução.

Promover a prática, em termos de roteirização, de narrativa transmídia, a partir de uma obra literária.

Funda-se no seguinte procedimento:

1. Estudo dos princípios, dos conceitos e de estruturação em narrativa transmídia; 2. Estudo do processo de deslocamento narrativo do espectador ou “vicenciador” de narrativa transmídia; 3. Trasnmidiação de uma obra literária.

Espera-se chegar a uma produção textual que reporte e reflita o exercício de transmidiação, e que com isso se compreenda como caracterizar o personagem, revelar ou ocultar as motivações do personagem e as imagens, como demonstrar o relacionamento de quem o diz com cada outro personagem, como tornar as narrativas conectivas, ou seja, cada narrativa convida o vivenciador a procurar uma nova narrativa e/ou um novo meio de comunicação, como o vivenciador pode ajudar a conduzir a ação, como um meio um uma narrativa pode melhor alternar, elucidar o que acabou de acontecer e anunciar o que vai acontecer.

| pesquisar ciac

| siga-nos