Narrativa e Guerra: uma análise das coberturas de guerra das imprensas brasileira e internacional

  • investigador(es) responsável(eis)
  •  
  •  
  • A+A-

Vanessa Pedro
vanessa.pedro@floripa.com.br
UrlVer website

O presente projeto reúne iniciativas, pesquisadores e áreas em torno do debate das representações narrativas da guerra através principalmente das coberturas realizadas nos meios de comunicação, com destaque para a imprensa diária e para os correspondentes de guerra. Uma das inovações no debate proposto, além da reflexão acadêmica realizada sobre importante experiência de pesquisa em torno do tema, é a decisão de produzir reflexão através de outros formatos como o audiovisual. A ideia é incluir a realização de produtos inovadores capazes de reunir reflexão e difusão de informações a respeito do conteúdo pesquisado, sempre visando a análise, o debate, o intercâmbio de ideias, a aproximação de áreas, visões de mundo e dando ênfase ao acesso através de diferentes suportes técnicos. A proposta engloba a sugestão de escrita e publicação de artigos acadêmicos, entrevistas com correspondentes de guerra, a organização de uma publicação com reflexões e entrevistas e a produção de um documentário sobre cobertura de guerra com base nessa experiência de pesquisa e no trabalho de campo citado. A construção de um caminho interdisciplinar de pesquisa leva a este projeto, propondo agora reunir as áreas de Literatura, Jornalismo, Comunicação, Artes, Antropologia e História para estudos de mídia, narrativa, guerra, Oriente Médio, imprensa internacional e Brasil, resultando na produção de reflexão acadêmica, debate e construção de análise com pesquisadores dentro da Universidade de São Paulo (Brasil), além de parcerias firmadas com a Universidade Federal Fluminense (Brasil) e a Universidade do Algarve (Portugal). Tanto os estudos de mídia quanto de guerra requerem esta iniciativa interdisciplinar e internacional, ao mesmo tempo que pensado de uma perspectiva brasileira, analisando os diferentes lugares da cobertura contemporânea de guerra e os diferentes autores que a geram e difundem.
A construção de um caminho interdisciplinar de pesquisa leva a este projeto, propondo agora reunir as áreas de Literatura, Jornalismo, Comunicação, Artes, Antropologia e História para estudos de mídia, narrativa, guerra e Oriente Médio, resultando na produção de reflexão acadêmica, debate e construção de análise com pesquisadores da Universidade de São Paulo e outras instituições parceiras, produção e publicação de artigos de análise crítica e reflexão teórica, realização de entrevistas com correspondentes de guerra brasileiros e de outros países e a consolidação de um espaço de pesquisa sobre o assunto no FFLCH e também no NEOM fluminense e no CIAC português. Todas essas propostas serão construídas e realizadas dentro de três produtos de pesquisa que, ao mesmo tempo serão o resultado do trabalho acadêmico e ajudarão a construir a análise. Ao longo da pesquisa serão produzidos artigos de análise, um livro com reflexões acadêmicas e entrevistas e o documentário GUERRA.DOC.

Todas as propostas serão construídas e realizadas dentro de três produtos de pesquisa que, ao mesmo tempo serão o resultado do trabalho acadêmico e ajudarão a construir a análise. Ao longo da pesquisa serão produzidos artigos de análise, um livro com reflexões acadêmicas e entrevistas e o documentário GUERRA.DOC.

aceda aqui à página do projeto no facebook.

| pesquisar ciac

| siga-nos