Intermedialidades no Teatro, Performance e Cinema Contemporâneos - Práticas Portuguesas e Contexto Internacional

  • investigador(es) responsável(eis)
  •  
  •  
  • A+A-

João Maria Gomes Ribeiro Mendes
jmendes@ciac.pt

O projecto “Intermedialidades no Teatro, Performance e Cinema Contemporâneos — Práticas portuguesas e contexto internacional” visa produzir um retrato da diversidade das práticas intermediais contemporâneas (com especial incidência no domínio das artes da cena e do ecrã), retrato esse que induza efeitos nas literacias e pedagogias das áreas referidas, e que estimule a investigação-baseada-na-prática em instituições de ensino superior artístico em Portugal.  
Os objectivos centrais do projecto — assente nas práticas intermediais — são os seguintes: 1. Dotar os contextos pedagógicos e o meio profissional e artístico dos utensílios teóricos e críticos necessários à melhor compreensão do corpus estudado e dos conceitos estruturantes da reflexão sobre o mesmo corpus. 2. Favorecer o conhecimento prático e o “empowerment” das tecnologias usadas pelas   novas práticas intermediais. 3. Promover uma interacção efectiva no seio da rede de instituições, e de especialistas nacionais e internacionais, que trabalham neste domínio como actores relevantes nas práticas em referência.  O projecto apoia-se fortemente na sua dimensão internacional.

O retrato da contemporaneidade intermedial nas práticas artísticas estrutura-se em torno de três enfoques básicos: 

1. Teatro e intermedialidade;  2. Cinema e intermedialidade; 3. Intermedialidade Teatro-Cinema.  E cada um destes enfoques divide-se, por sua vez, nos seguintes sub-capítulos comuns aos três: a) Relance arqueológico; b) Estado da arte;  c) Análise de práticas; d) Investigação-baseada-na-prática; e) Spectatorship e estudos da recepção; f) Literacias e pedagogias. 

O projecto permitirá a actualização da reflexão sobre o estado das relações interartes e das ocorrências intermediais nas artes da cena e do ecrã, articulando o trabalho de um conjunto de investigadores portugueses agrupados no CIAC na rede ou comunidade de investigação internacional nos mesmos domínios. Fomentará a investigação-baseada-na-prática e produzirá efeitos pedagógicos, designadamente propostas de criação de novos cursos e formações nas instituições nele envolvidas.
Serão objecto de estudo as obras destinadas aos palcos ou aos ecrãs em que se verifiquem influências interartes analisáveis e confirmáveis como tal, ou ocorrências intermediais deliberadamente procuradas e efectivadas.

| pesquisar ciac

| siga-nos