A 2: em Cena: Estudo de Parâmetros de Qualidade para a Análise de Programas da Televisão Pública Portuguesa

  • investigador(es) responsável(eis)
  •  
  •  
  • A+A-

Gabriela Borges Martins Caravela
gborges@ciac.pt
UrlVer website

Este projecto de investigação propõe a análise de programas veiculados pelo canal 2 da televisão pública portuguesa. Os programas escolhidos contemplam as quatro áreas de actuação do canal: educativa, cultural, infantil e infanto-juvenil e social.

Sob a perspectiva dos estudos sobre a qualidade na televisão pública, propõe-se discutir parâmetros qualitativos para a análise dos programas. A definição dos parâmetros de qualidade baseia-se no potencial da televisão como um meio de comunicação de massa com um sistema próprio de expressão, que tem a capacidade de veicular programas criativos e proporcionar experiências diferenciadas para a audiência.

Neste sentido, pretende-se analisar as qualidades estéticas intrínsecas aos programas e avaliar as suas contribuições na formação de valores democráticos e no estímulo ao exercício da cidadania os quais, em última instância, constituem o papel social da televisão pública.

1. Levantar os estudos sobre a televisão de qualidade nas áreas de Ciências da Comunicação e Educação, especialmente no que diz respeito à Pedagogia dos Media, em Portugal e na Europa.

2. Conceituar os parâmetros de qualidade para a análise dos programas veiculados pela 2: com base nas referências teóricas de autores portugueses e europeus, os quais poderão complementar os estudos já realizados até o momento e enriquecer o estado da arte da investigação em Portugal.

3. Indagar e discutir se a nova imagem e a nova grelha de programação da 2:. contribuem efectivamente para uma mudança do papel desempenhado pela televisão pública em Portugal.

4. Discutir e analisar as propostas estéticas veiculadas pelos programas a fim de que os resultados da investigação possam ser utilizados como referência cultural, audiovisual e material bibliográfico pelos alunos dos cursos de Ciências da Comunicação em universidades portuguesas, brasileiras e europeias.

5. Divulgar os resultados desta investigação em forma de textos e apresentações em Congressos tanto na Europa quanto na América do Sul. Serão enviadas propostas de comunicação para os seguintes congressos: Congreso Hispanoluso de Comunicación y Educación “La televisión que queremos... Hacia una TV de calidade”, SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação), COMPÓS  (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasil), Screen Studies Conference (University of Glasgow), The Media Studies Conference 2006 (British Film Institute, Inglaterra), entre outros. 

1. Levantamento bibliográfico com fichamento e análise dos estudos sobre televisão de qualidade e Pedagogia dos Media em Portugal na Europa. 2. Colecta de dados: gravação e catalogação dos programas. 3. Elaboração dos parâmetros de qualidade com base nas referências bibliográficas pesquisadas. 4. Análise dos dezasseis programas.

Espera-se que os resultados da investigação sirvam como referência para a avaliação da própria 2: a respeito das propostas estéticas dos seus programas, pois a prática audiovisual mostra-se como um processo em constante transformação e as reflexões suscitadas por este projecto podem contribuir para o aperfeiçoamento do serviço público prestado pela televisão portuguesa.

Publicação do livro Discursos e práticas de qualidade na televisão. Lisboa, Livros Horizonte, 2008.

Publicação de artigos científicos em revistas académicas especializadas, os quais podem ser consultados no banco multimédia desta plataforma.

entrevistas com especialistas e profissionais de televisão, que também podem ser encontrados nesta plataforma.

 


Ligações
http://teste.ciac.pt/oldcrossmedia/bm_texto.php?i=12&n=Entrevistas com Profissionais da Televisão
http://teste.ciac.pt/oldcrossmedia/bm_texto.php?i=11&n=Entrevistas com Especialistas em Televisão
http://www.livroshorizonte.pt/catalogo_detalhe.php?idLivro=1039

| pesquisar ciac

| siga-nos