Linguagens de Encenação e Interpretação

  • investigador(es) responsável(eis)
  •  
  •  
  • A+A-

David João Neves Antunes
dantunes@ciac.pt

David João Neves Antunes
dantunes@ciac.pt

O projecto Linguagens da Encenação e Interpretação pretende tornar-se um fórum de divulgação e discussão de trabalhos sobre encenação e interpretação. Trata-se de criar uma base relevante de materiais – inquéritos, entrevistas, ensaios e documentários curtos – que possibilitem uma perspectiva contemporânea sobre o teatro e as artes performativas em Portugal e inspirem estudos avançados nestes domínios, no contexto do segundo e terceiro ciclos, independentemente das metodologias utilizadas: investigação convencional, practice-based research e practice as research.

Os materiais disponíveis privilegiam claramente uma abordagem em que a palavra é dada aos artistas, para que, genericamente, se pronunciem sobre o seu trabalho, a formação artística e as suas influências. Daí, o motivo da primeira tarefa do projecto: a realização de um inquérito, que se pretende o mais inclusivo possível, a encenadores, performers, coreógrafos e directores artísticos e sua divulgação nesta plataforma. A primeira impressão é a de uma grande resiliência a responder ao inquérito o que contradiz, no entanto, a opinião generalizada de que estudos deste género são inexistentes e por isso essenciais.

Esta abordagem acredita na pertinência de se operar uma mudança do ponto de vista relativamente à compreensão do fenómeno teatral e performativo em Portugal, fundamentalmente depois 1974. Até ao momento, a consciência e a reflexão sobre as artes em discussão fez-se sobretudo através do gesto teórico e crítico que procurou enquadrar singularidades em momentos, fases, contextos e influências, nacionais ou estrangeiras. Esta atitude, sendo correcta e necessária, prescinde, quase sempre e por razões de ordem diversa, que vão até Platão, do pronunciamento directo dos artistas que raramente se sentiram especialmente motivados para pensar sobre e falar de si próprios e do seu trabalho.

Encontramo-nos no entanto num momento artístico e académico ideal para promover este trabalho. Por um lado, a formação avançada no domínio das artes privilegia e promove cada vez mais a investigação aplicada, levada a efeito por artistas, encontrando novos formatos de apresentação, reconhecidos pela academia. Por outro lado, o próprio trabalho artístico constitui-se frequentemente enquanto fenómeno de investigação discutindo a constituição interna dos próprios objectos.

Este projecto depende da colaboração privilegiada dos alunos do Mestrado em Teatro – Encenação da Escola Superior de Teatro e Cinema.

| pesquisar ciac

| siga-nos