José Bidarra

José Bidarra nasceu em Lisboa, em 1959. Foi fotógrafo free-lancer por mais de 20 anos, produzindo diversas imagens documentais e de reportagem em várias regiões do mundo. Participou na exposição Fotografia Portuguesa 1970-80, organizada pelo Ministério da Cultura, e viu o seu trabalho publicado na revista Nova Imagem. Desde então permaneceu sempre activo, incluindo também na sua actividade a fotografia da vida natural e das paisagens de Portugal.

Durante os anos 80 viveu na África do Sul, onde trabalhou como fotógrafo e técnico de fotografia. Foi neste período que surgiram as imagens documentais sobre o regime do apartheid, na sua maioria centradas sobre a vida da população sul-africana. Aproveitou também várias oportunidades de viajar pela região austral desse continente, documentando a realidade social e a vasta paisagem africana.

Hoje, apesar de a fotografia continuar a ser uma actividade central, exerce funções docentes e executa trabalho de investigação na Universidade do Algarve, onde ensina regularmente cursos nas áreas das tecnologias da informação e do e-learning. A sua investigação corrente abrange a fotografia, o vídeo e o multimédia, estendendo a colaboração a projectos artísticos e científicos em artes e comunicação, nomeadamente através do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação).

Cidade: Lisboa

País: Portugal

Nascimento: 20/02/1959

Projectos

Apartheid Blues

| pesquisar ciac

| siga-nos